UX DESIGN

O sucesso do produto é o sucesso do usuário.

UX Design: entender + desenhar + decidir + prototipar + testar (Google Ventures)

Soul+ Terapia Online

Soul Capa 768x432 - UX Design

A Soul+ Terapia Online é um case de portifólio desenvolvido em grupo no curso UX Unicórnio. Escolhemos este desafio dentre vários propostos e, em grupo, desenvolvemos a solução. O aplicativo Soul+ foi desenvolvido a partir do zero. Durante meses trabalhamos estudando o mercado e o usuário, assim como o que desejam, pensam e agem.

Neste período do curso vimos a teoria e aplicamos no case os seguintes temas:

›› Negócio: análise do mercado, pesquisa de concorrentes e definição do objetivo de negócio.

›› Usuário: análise de perfil e de contexto, mapeamento da jornada e testes de usabilidade com o olhar do usuário. Confira o artigo Soul+ Personas.

›› Proposta de solução: elaboração do guia de estilos, prototipação, pesquisa qualitativa e quantitativa, priorização de funcionalidades e validação com potenciais usuários.

›› Métricas: aplicação e análise de métricas de negócio, de UX e de equipe. Confira o artigo: Soul+ Data Driven

Para mais detalhes, confira o artigo completo em: Soul+ essencial para o seu bem-estar.

Papo de trabalho é Toolktech.

Artboard 1 1024x326 - UX Design

A Toolktech é uma startup curitibana que oferece uma rede social corporativa. Através das versões WEB e aplicativo mobile, a aplicação promove a comunicação entre os colaboradores independentemente da localização do usuário em um ambiente com privacidade e segurança.

››  Participei na identificação de requisitos necessários para melhorias do MVP através de análise de comportamento dos usuários, entrevistas de satisfação e acompanhamento de dúvidas e/ou sugestões junto ao atendimento;

››  Desenvolvi o guia de estilo, padronizando a plataforma web com o aplicativo mobile e entregando o projeto para a equipe de engenharia. Durante o desenvolvimento do design system procurei trabalhar tanto a parte visual (UI Design), como também a usabilidade de cada uma das funcionalidades, propondo caminhos mais curtos e adaptando a linguagem (UX Writing).

Abaixo compartilho o fluxo de usuário proposto na padronização WEB e Mobile.

››  Fluxo WEBhttps://xd.adobe.com/view/cbef320c-4e0c-4471-8575-7005a463098b-9ebc/?fullscreen

››  Fluxo mobile: https://xd.adobe.com/view/becd5220-e2c3-405d-892a-7a49acf00aec-eb9e/?fullscreen

Para mais detalhes, confira o artigo completo em: Aplicando UX Design na Toolktech

Rede Integrada de Transporte (RIT):

Criação do mapa dos itinerários da cidade de Curitiba (2010).

A escolha dessa pesquisa surgiu e foi motivada no dia-a-dia por meio de constatações quanto aos problemas e dificuldades dos usuários na sua interação com os mapas RIT-URBS.

Através da pesquisa de campo, verificou-se que o problema estava no fato de que as rotas de ônibus não eram claras no mapa, ao ponto de não serem compreendidas pelos usuários. Estes preferiam pedir informações aos funcionários da URBS, familiares, amigos ou a pessoas que estavam passando no local em vez de consultar e guiar-se através dos mapas disponíveis. Com isso, o mapa não cumpria seu objetivo e tornou-se uma ferramenta dispensável pelo usuário.

Diante a este desafio, resolvemos estudar uma solução e apresentá-la como Trabalho de Conclusão de Curso em Tecnologia Artes Gráficas (UTFPR). Este artigo foi desenvolvido, em 2010, por Luana Cristina Labegalini e Vivian Sayuri Kadowaki, com orientação de Renato Bordenousky Filho. 

Para mais detalhes, confira o artigo completo e o mapa proposto em: Rede Integrada de Transporte (RIT).

UI Design

Com o intuito de aplicar os conhecimentos adquiridos durante o curso UX Unicórnio, bem como aprimorar o uso da ferramenta Figma, reproduzi algumas telas de sites e aplicativos que admiro. 

DESIGN APLICADO

“Nenhum artista pode trabalhar simplesmente pelo resultado;
ele também precisa gostar do trabalho de chegar até lá.”
– Robert Farrar Capon –

Apresento aqui alguns dos meus trabalhos durante os mais de 10 anos de profissão. 

São trabalhos de taylor made, artes gráficas e artes para mídias digitais.

Cada um com um público e plataforma diferente.

Projetos em que pude estudar o ambiente e conectar pessoas.